Living Office ainda é um conceito pouco conhecido. O termo living room, portanto, já é bem comum para nossas vidas. Sendo o lugar onde mais ficamos em nossas casas, convivemos com a família e recebemos os amigos. Também conhecido como sala de estar.

Tal conceito agora, vem sendo aplicado aos escritórios contemporâneos, como o nome de living office: lugar de trabalho, mas que valoriza também o indivíduo social e as necessidades específicas das realizações de suas tarefas.

Os antigos escritórios em suas formas estão obsoletos. Antes, a individualidade de cada funcionário era valorizada nos ambientes de trabalho, enquanto hoje as empresas entendem que a convivência, a conexão, a interação espontânea e a expressão coletiva são essenciais para aumentar a criatividade e o rendimento. 

Todo ambiente de trabalho, além de definir uma corporação, precisa seguir as mudanças da sociedade, estando preparado, com ambientes diferentes e estimulantes para cada tipo de tarefa.

Exemplos de espaços para se compor um living office

– Espaços destinados a reuniões informais espalhados pela empresa: pequenas áreas, que podem ser separadas por divisórias de vidro, por exemplo ou, ainda, podem ficar no meio da área de staff com bancada para reunião em pé, ou com pufes em frente a uma parede para se “aconchegar” e desenhar ideias, gráficos, entre outras opções.

– Ambiente mais humanizado:  plantas sempre são boas opções. Hoje em dia, muito utilizado é o jardim vertical, aplicado em uma ou mais paredes, mudando totalmente o “clima” do local.

– Ambiente pet-friendly: por que não? Sim, animais de estimação são bem-vindos e aliviam o estresse geral. É claro que dependerá do tipo de negócio da empresa. Mas é possível e nossos amigos de 4 patas são bem-vindos.

– Espaço de convivência: ao invés da padaria da esquina, o pessoal escolher ficar na empresa para tomar café e comer um lanchinho. Assim, demonstra que o ambiente está funcionando. E funciona muito além do convívio social, muitas ideias e soluções surgem em momentos assim. Acaba sendo um point dos talentos da empresa.

– Visual do escritório: invista no estilo industrial com estrutura aparente, nas paredes de tijolinhos à vista e muita madeira O aconchego (para lembrar um living room) fica por conta do design de interiores, com mobiliário de escritório de alta tecnologia aliado à peças mais confortáveis, como pufes, poltronas e sofás que favoreçam a interação.

– A copa e seu papel importante no living office: empresas famosas por seus escritórios modernos, como o Google, permitem que seus funcionários comam à vontade durante o expediente, com points para lanchinho espalhados pelo escritório. Um bom projeto corporativo vai considerar as copas conforme o perfil da sua empresa.

A ideia de que a importância do funcionário era medida pelo espaço físico que ele ocupava na sede da empresa ficou para trás. Como muitos já sabem, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, abriu mão de um escritório individual para trabalhar entre outros funcionários. Assim como ele, Jack Dorsey da Square, Michelle Peluso da Gilt Groupe e Richard Branson da Virgin aderiram à categoria de executivos sem espaços próprios. É uma nova tendência.

Não fique de fora, invista nessa tendência e conte com nossos produtos para ter o Living Office perfeito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *