As mudanças culturais, a evolução tecnológica e o crescimento das cidades fazem com que os espaços de trabalho também evoluam para espaços versáteis, os chamados open space.

O bem-estar passa a estar a frente de antigas preocupações da empresa – a criatividade flui melhor em ambientes onde as pessoas se sentem bem e que atendam suas necessidades variáveis. Por isso criar uma boa experiência aos colaboradores no ambiente de trabalho exige uma compreensão do que elas realmente precisam para poder melhor apoiá-las.

Os escritórios Open Space são nova tendência em ambientes corporativos – layouts sem paredes que permitem maior interação entre os colaboradores e flexibilidade dos espaços.

Um ótimo exemplo do conceito Open Space aplicado é o projeto da sede da Decolar.com por Pitá Arquitetura.

O conceito Open Space aplicado à sede da Decolar.com por Pitá Arquitetura

Porém pesquisas recentes colocam em dúvida o estímulo à colaboração e produtividade: espaços de plano aberto podem gerar maior distração e pouca privacidade.

Estudos sobre o comportamento humano revelam que as pessoas estão escolhendo locais de trabalho que reflitam suas necessidades em constante mudança. Por isso os projetos modernos e atuais de escritórios colaborativos devem se adequar às pessoas, e não o contrário.

O plano aberto precisa considerar o bem-estar e ser sobretudo flexível: acomodar todos os tipos de trabalho que são desenvolvidos em seu interior com espaços para colaborar, socializar, focar, aprender e descomprimir.

A arquitetura e o design podem ajudar a criar espaços humanizados, autênticos e acima de tudo inspiradores, onde os colaboradores realmente queiram estar.

Confira nossas dicas

Separamos 4 dicas do que considerar no projeto de escritório open space para valorizar o bem-estar das pessoas, fortalecer as relações de trabalho sem perder a privacidade:

1. Iluminação natural

Combine a luz artificial com a luz natural. A luz natural estimula o cérebro, influencia na saúde e no consequente aumento da produtividade, além de ajudar a reduzir o cansaço visual, a irritabilidade e as dores de cabeça. Com foco na sustentabilidade, a luz natural é fonte de energia limpa e segura.

Ainda focados na sustentabilidade no uso da luz artificial, opte por lâmpadas de LED que reduzem o consumo de energia e consequentemente a emissão de gases tóxicos no ambiente.

2. Invista em decoração natural e formas orgânicas

O chamado design biofílico tem como objetivo trazer a natureza mais para perto através de paredes vivas, materiais e texturas naturais, espaço com visão para o exterior ou na criação de um refúgio.

Essa tendência traz referências da natureza, com formas arredondadas afastando dos ambientes urbanos mais rígidos, proporcionando suavidade ao espaço, clima agradável e seguro. São ambientes criados pensando em momentos de interação e descompressão.

O espaço de descompressão com decoração natural e formas orgânicas combinadas fez parte do projeto da sede da DirecTV Uruguai.

Espaço de descompressão com decoração natural e formas orgânicas combinadas na sede da DirecTV Uruguai.
Escritório da DirecTV no Uruguai

3. Invista em ergonomia e mobilidade

Ao selecionar os móveis para seu escritório, invista em ergonomia e mobiliários adaptáveis, visando seguir as normas regulamentadoras para garantir conforto, saúde e segurança, além de gerar bem-estar aos colaboradores. Escolha sofás, bancos, cadeiras, bancadas e mesas que se transformam de acordo com a necessidade do ambiente. Aposte em mobiliários versáteis.

4. Espaço de concentração

Inclua no seu projeto, locais para estudo ou momentos de concentração e privacidade. Você pode investir na criação de pequenas salas individuais estruturadas para um período de atividade que requer maior concentração.

Além disso, existem sofás acústicos com encosto alto, como o Flow Talk desenvolvido pela Sittz. Seu revestimento permite absorção e redução dos ruídos, sendo convidativo para trabalhos mais focados. Também são uma alternativa elegante às divisórias.

Se seu projeto do escritório open space for desenvolvido com foco no usuário, com condições voltadas para seu bem-estar, eles sentirão prazer em frequentá-lo. E acima de tudo, vão ter orgulho em ser parte integrante da empresa.

Fonte: sittz.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *